Para editar projetos, autentique-se no portal OMIRBrasil
e clique no menu superior Projetos

PROJETO
O Aprendiz 3 –- A Doméstica
ROTARACT CLUB MONTE ALTO - D. 4540



Data Hora Cadastro / Alterado em: 06/09/2014 18:09:40
E-mail do Clube: rtcmontealto@yahoo.com.br
Facebook do Clube: https://www.facebook.com/rotaractmontealto/
Clique aqui para exibir a ficha completa do clube.
Justificativa:

O Brasil tem 7,2 milhões de empregados domésticos, sendo 6,7 milhões de mulheres e 504 mil homens, e aparece como o país que possui a maior população de trabalhadores domésticos do mundo. A partir destes dados gerais e também com a necessidade local da comunidade, o Rotaract Club de Monte Alto desenvolveu o programa “O Aprendiz 3 –- A Doméstica” com o objetivo da qualificação profissional de domésticas e diaristas. 

Objetivo Geral:

Qualificação profissional de Domésticas e Diaristas. 

Objetivo Especifíco:

Qualificação e desenvolvimento Profissional de Domésticas e Diaristas;

Manutenção da tradição do Rotaract Club de Monte Alto em desenvolver projetos profissionais;

Utilização de temas atuais para o desenvolvimento do projeto profissional (Domésticas);

Orientação sobre as novas regras da profissão de Domésticas e Diárias (Nova PEC). 

Categoria Principal: - Desenvolvimento Profissional 
Outras Categorias: - Comunidade
Data Início: 14/02/2014 
Data Fim: 27/04/2014 
Data Finalização: 06/09/2014 
Relatório Financeiro:
03/03/2014 Confecção das Apostilas -200,00
29/03/2014 Inscrição dos Alunos 200,00
29/03/2014 Local para o treinamento -500,00
29/03/2014 Local para o treinamento ( Rotary) 500,00
25/04/2014 Confecção dos Certificados -80,00
25/04/2014 Foto Central ( Doação dos Certificados) 80,00
26/04/2014 Brindes ( JOB QUÍMICA) 110,00
26/04/2014 Brindes ( JOB QUÍMICA) entregues para os alunos -110,00
Saldo: R$ 0,00
Quem trabalhou no Projeto: 0002 - Interactianos
0015 - Rotaractianos
0002 - Rotarianos
0008 - Voluntários Adicionais
Público Alvo: - de 19 a 30 anos
- de 31 a 50 anos
- de 51 a 65 anos
Meios de Divulgação:

Jornais e Rádios locais ( Divulgação e entrevistas durante a execução do projetos)

Internet ( Página do Facebook do Rotaract Club de Monte Alto)

Boletim do Distrito. 

Parcerias:

Job Quimica;

Foto Central;

Rotary Club de Monte Alto. 

Cronograma de Atividades:
14/02/2014 Inicio do Planejamento do Projeto
23/02/2014 Apresentação do Projeto e Aprovação dos sócios do Rotaract Club de Monte Alto
24/02/2014 Conquista de Parceiros e Patrocinadores, local para o treinamento e desenvolvimento da metodologia. ( Inicio)
08/03/2014 Conquista de Parceiros e Patrocinadores, local para o treinamento e desenvolvimento da metodologia (Final)
09/03/2014 Divulgação em massa ( Inicio).
28/03/2014 Divulgação em massa (Final).
29/03/2014 Inscrições dos alunos
04/04/2014 Primeira Palestra/Aula “Administração do Lar”
05/04/2014 Segunda Palestra/Aula “PEC- Direitos e Deveres”
11/04/2014 Terceira Palestra/Aula “Produtos de Limpeza”
12/04/2014 Quarta Palestra/ Aula “ Segurança no Lar”
25/04/2014 Quinta Palestra/Aula “Marketing Pessoal”
26/04/2014 Rodada de Entrevistas
27/04/2014 Formatura (Entrega de brindes e certificados) – Dia Nacional da Empregada Doméstica.

Descrição:

O conhecimento é a maior riqueza do ser humano, visto que o mesmo jamais poderá ser retirado, perdido ou depreciado pelo tempo. Albert Eistein dizia que “\"A mente que se abre a uma nova ideia, jamais retorna ao seu tamanho original\",” porque acreditava que através da informação as pessoas podem mudar os conceitos e a visão sobre o mundo.

A partir desta filosofia de vida, o Rotaract Club de Monte Alto pratica há seis anos o programa “O Aprendiz” que tem como objetivo a qualificação profissional de pessoas com baixa renda econômica, proporcionando além da informação novas oportunidades profissionais.

Durante as duas primeiras edições do programa foram desenvolvidos projetos para saciar necessidades e deficiências em determinadas atividades profissionais na comunidade montealtense. A primeira edição teve como foco aprimorar conceitos para atividades comerciais e de atendimento, denominado “O Aprendiz”. Após três anos da primeira edição o Rotaract Club de Monte Alto realizou diversas pesquisas e aprimorou o programa realizando a segunda atividade “O Aprendiz 2- O Garçom”, enfatizando que este projeto foi o Campeão da Categoria de Serviços Profissionais na CONARC (Conferência Nacional de Rotaract Club) realizada no ano de 2013 na cidade de Rio das Ostras/RJ. Devido o enorme sucesso da segunda edição, foi construído um projeto próprio com o nome de “O Garçom” o qual é realizado anualmente por este Rotaract.

Após dois anos da última edição, os “Rotassauros -” –slogan adotado pelos sócios do Rotaract Club de Monte Alto - iniciaram novas pesquisas para desenvolverem a terceira edição, a qual deveria focar numa profissão polêmica e de alta necessidade. Coincidentemente, a profissão de Domésticas e Diaristas entrou na mídia devido à nova PEC (Proposta de Emenda da Constituição) que estava em votação declarando os novos direitos e deveres deste segmento profissional. Inicia-se então uma forte busca por informações as quais apresentaram que o Brasil tem 7,2 milhões de empregados domésticos, sendo 6,7 milhões de mulheres e 504 mil homens, e aparece como o país que possui a maior população de trabalhadores domésticos do mundo (Fonte: G1).

A partir destes dados gerais e também com a necessidade local da comunidade, o Rotaract Club de Monte Alto desenvolveu o programa “O Aprendiz 3 – A Doméstica” com o objetivo da qualificação profissional de domésticas e diaristas.

A primeira fase foi do desenvolvimento da metodologia, a qual não buscaria inicialmente o ensinamento prático da limpeza, arrumação e organização de uma casa, mas sim apresentar os novos termos jurídicos aprovados na PEC, assim como a ética no ambiente de trabalho, a preocupação com a economia e utilização correta de produtos de limpeza e água, a segurança dentro do lar e o marketing pessoal. Os estudos foram constantes e após diversas pesquisas definiu-se que as aulas seriam através de palestras, divididas em cinco dias com duas horas aula. As aulas foram construídas por meio de um raciocínio lógico, as quais estavam interligadas, facilitando o entendimento dos alunos.

Os temas: “Administração do Lar”; “PEC - Direitos e Deveres”; “ Produtos de Limpeza”; “Segurança no Lar” e “ Marketing Pessoal” foram as matérias aprovadas para a execução do projeto.

O planejamento iniciou-se no dia 14/02/2014 e finalizou no dia 23/02/2014 em que os sócios do Rotaract apresentaram a proposta do projeto contendo toda a estrutura, sendo que iniciava com a procura de parceiros e instrutores, os quais ajudariam na formatação da metodologia do curso. As matérias relacionadas aos direitos e deveres e segurança no lar ficaram sob a responsabilidade de dois sócios do próprio Rotaract Club de Monte Alto, visto os mesmos serem profissionais com experiência e conhecimento suficiente para ministrarem tais temas. Os demais assuntos exigiram a necessidade de profissionais externos, no modelo de parceiros durante a execução do projeto.

A partir da definição dos palestrantes, por meio de convites, e também da metodologia, criou-se uma apostila contendo todos os assuntos necessários e importantes que seriam abordados durante o curso.

A necessidade de patrocinadores também é vital para execução de projetos com esta importância, sendo assim buscou-se o contato de empresas no segmento de limpeza para colaborarem com esta nova ideia. A empresa JOB QUIMICA, especializada na produção e comercialização de produtos de limpeza, situada na própria cidade de Monte Alto foi a maior patrocinadora do projeto, doando brindes e também fornecendo um profissional para ministrar a palestra com o tema: “Produtos de Limpeza” que minuciou sobre a utilização correta dos mais variados produtos no dia a dia.

No dia 09/03/2014 toda a base necessária para a execução do projeto já estava completa, visto que a metodologia, professores e patrocinadores haviam confirmado a participação nesta atividade faltando somente a confirmação do local, o qual foi cedido gentilmente pelo Rotary patrocinador, através da própria sede.

Iniciou-se então uma forte campanha de comunicação nas rádios e jornais locais além das mídias sociais para divulgação sobre o projeto, realizando as inscrições no dia 29/03/2014 a partir das 14h na sede do Rotary Club de Monte Alto. Durante as inscrições os sócios do Rotaract Club de Monte Alto, solicitaram aos candidatos simples informações, para o preenchimento de uma ficha cadastral, a qual serviria no futuro como um currículo profissional. Após o preenchimento do cadastro, cada aluno recebeu um regulamento, o qual pontuava todos os direitos e deveres dos mesmos durante a execução do curso para o cumprimento e conquista do certificado ao final. A única taxa que os alunos tiveram foi no valor de R$ 10,00 para confecção das apostilas, resultando num total de 20 alunos inscritos, sendo 19 mulheres e 1 homem.

No dia 04/04/2014 às 19:30h na sede do Rotary Club de Monte Alto, iniciou a primeira Palestra/Aula com o tema “Administração do Lar” realizada pela Sra. Denise Penhalbel, profissional de jornalismo, e que também possui vasta experiência como patroa no seguimento doméstico. A aula contemplou diversos assuntos entre eles: gestão e organização do lar, economia de água e produtos de limpeza, comprometimento e pontualidade, cuidado com crianças etc. O tema foi abordado com muito profissionalismo e apresentou logo de inicio o excelente conteúdo que teria este curso profissionalizante. Em seguida, no dia 05/04/2014 às 14:00h foi realizado a Palestra/Aula com o tema “PEC- Direitos e Deveres” ministrada pela sócia do Rotaract Club de Monte Alto e estudante de Direito a companheira Aline Scatoline. Os alunos interagiram neste dia, principalmente por necessitarem desta atualização, a qual regulamenta e profissionaliza esta categoria. Ao término do primeiro final de semana de aulas, os sócios perceberam uma excelente oportunidade no desenvolvimento dos alunos e criaram uma aula adicional, ao final do treinamento, que seria uma “Rodada de Entrevistas”. A rodada de entrevistas funcionaria através do convite a pessoas e empresas que necessitassem da contratação de profissionais domésticos, com realização no dia 26/04/2013 buscando como objetivos a simulação de entrevistas de empregos ou até mesmo a contratação efetiva dos alunos. A Rodada de entrevistas foi planejada separadamente durante o curso por um grupo de sócios, os quais preocuparam-se exclusivamente com esta atividade.

Os trabalhos continuaram no dia 11/04/2014 com o tema “Produtos de Limpeza” ministrado pelo Sr. Luam Barsanelli proprietário da empresa JOB QUÍMICA, uma das patrocinadoras do projeto. Neste dia foi detalhado a utilização e armazenamento ideal de cada produto de limpeza buscando economia e segurança para o lar.

A partir dos conhecimentos técnicos adquiridos na aula sobre produtos de limpeza, houve no dia 12/04/2014 a aula “Segurança no Lar” realizada pelo sócio honorário Murilo Jácomo, especialista no segmento de segurança do trabalho. Nesta aula foram abordados diversos assuntos para prevenir e assegurar os lares de possíveis acidentes, além também da prática na utilização de extintores para possíveis incêndios domésticos.

A última Palestra/Aula aconteceu no dia 25/04/2014 com o tema “Marketing Pessoal” ministrada pelo Sr. Luiz Fabiano Fernandes Chaves, Supervisor de Recursos Humanos na empresa Fugini Alimentos. O marketing pessoal, desenvolvimento de currículo e comportamento durante entrevistas de emprego foram os principais assuntos apresentados durante a aula, a qual surpreendeu todos os presentes devido ao interesse e dedicação dos alunos.

Na data de 26/04/2014 realizou-se a “Rodada de Entrevistas” contendo a participação de seis pessoas, de diversos segmentos, desde donas de casa até empresárias no segmento de limpeza, as quais durante toda a tarde entrevistaram todos os alunos do projeto buscando aprimorar e melhorar o desempenho dos mesmos e também observar possíveis alunos que se encaixariam no perfil procurado. Os resultados foram positivos, porque todos os alunos receberam notas acima da média e também os únicos três alunos que encontravam-se desempregados, incluindo o único homem do curso, conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho. A formatura aconteceu na noite de 27/04/2014, dia nacional da empregada doméstica, durante a reunião do Rotaract Club de Monte Alto com a entrega de certificados e brindes aos alunos, patrocinadores e parceiros.

O projeto foi um sucesso devido a inovação e praticidade na aplicação, podendo ser realizado em qualquer lugar do Brasil, principalmente pela necessidade com base nos dados estatísticos apresentados inicialmente nesta descrição. O diferencial é a qualificação profissional sobre um segmento frágil, porém muito importante na comunidade. O programa “O Aprendiz 3- A Doméstica” foi modificador porque transformou a vida de diversas pessoas na cidade de Monte Alto. 

URL Site: https://www.facebook.com/rotaract.alto/media_set?set=a.752001094823523
.1073741841.100000409178992&type=3
Fotos do Projeto: https://www.facebook.com/rotaract.alto/media_set?set=a.75200109482352
3.1073741841.100000409178992&type=3
Resultados Qualitativos e Quantitativos:

Resultados Quantitativos

Formação de 20 alunos;

•Recolocação no mercado de trabalho de 3 alunos durante a “Rodada de Entrevistas”;

•Participação no projeto de 100% do quadro associativo do Rotaract Club de Monte Alto;

•Experiência de participação numa entrevista de emprego pelos 20 alunos;

•Qualificação Profissional de baixo custo;

•Desenvolvimento profissional dos sócios na organização do projeto e maleabilidade oral durante as apresentações;

Resultados Qualitativos

Projeto Inovador devido ser uma qualificação profissional no segmento de Domésticas e Diaristas;

Projeto Modificador por alterar os conceitos atuais de cada aluno e proporcionar uma nova profissão ou recolocação no mercado de trabalho;

Parcerias com empresas e profissionais de diversas áreas para o desenvolvimento da metodologia;

Reforço da Marca Rotaract Club na Comunidade;

Tradição no desenvolvimento do programa “ O Aprendiz ” pela terceira vez;

Fortalecimento da relação com empresários, mídia e comunidade local;

Desenvolvimento profissional e humano de pessoas;

Desenvolvimento de habilidade profissionais nos alunos e sócios. 

Grau de Dificuldade: - Média 
Palavras-Chave: - Profissionalização, Domésticas, Qualificação 
Lições Aprendidas:

A necessidade do comprometimento total dos associados na preparação e acompanhamento das aulas durante o curso é o principal fator a ser trabalhado durante a execução do projeto. Devido a participação de pessoas externas da comunidade (instrutores) a organização e condução dos trabalhos acaba sendo a grande responsabilidade do Rotaract, o qual deverá possuir um excelente cronograma e planejamento de tarefas.

O planejamento adequado, o comprometimento da equipe e o apoio de parceiros são fundamentais para o atingimento do sucesso deste projeto. 

Resumo:

Projeto de qualificação profissional de domésticas e diaristas com o intuito de atualizar e indicar tendências, leis e necessidades com o plus da recolocação no mercado de trabalho, por meio de rodadas de entrevistas. 

Imprimir Projeto / Gerar PDF
Desenvolvido por Geraçãoi9 - A Web do Seu Jeito!
www.geracaoi9.com.br