Para editar projetos, autentique-se no portal OMIRBrasil
e clique no menu superior Projetos

PROJETO
Ambientaract Distrital
ROTARACT CLUB HORIZONTINA - D. 4660



Data Hora Cadastro / Alterado em: 14/05/2014 23:05:52
Site do Clube: facebook.com/rotaracthorizontina
E-mail do Clube: rotaracthz4660@gmail.com
Facebook do Clube: facebook.com/rotaracthorizontina
Clique aqui para exibir a ficha completa do clube.
Justificativa:

Viver em um local onde atitudes são tomadas quando a situação está agravada ou quando é tarde demais motivou o Rotaract a mostrar na prática a realidade dos rios da cidade, fazendo a limpeza de resíduos e detritos, segregação do material e destino correto além de trabalhar a conscientização dos envolvidos. 

Objetivo Geral:

Dar continuidade à limpeza dos rios da cidade e interior, retirando todo o lixo que polui e degrada o meio ambiente, ajudar e manter viva a natureza e vida aquática que resta, ter a participação do distrito 4660, trabalhar a conscientização ambiental de uma maneira diferente, trazendo as pessoas para participar na prática e mostrar a realidade atual. Vender o material recolhido e utilizar o valor arrecadado na compra de alevinos, transformar em vida o que antes era lixo.  

Categoria Principal: - Meio Ambiente 
Outras Categorias: - Comunidade
- Imagem Pública
- Meio Ambiente
Data Início: 03/08/2013 
Data Fim: 12/04/2014 
Data Finalização: Em Andamento 
Relatório Financeiro:
03/08/2013 Etapa 9 do projeto, valor utilizado na compra de EPIs 30,00
09/11/2013 Etapa 10, valor utilizado na compra de EPIs 30,00
12/04/2014 Etapa 11 contou com a presença de 50 pessoas do distrito e o valor foi conseguido através do fórum da cidade. 460,40
Saldo: R$ 520,40
Quem trabalhou no Projeto: 0005 - Interactianos
0064 - Rotaractianos
0005 - Rotarianos
0020 - Voluntários Adicionais
Público Alvo: - de 13 a 18 anos
- de 19 a 30 anos
- de 31 a 50 anos
- de 51 a 65 anos
Cronograma de Atividades:
09/11/2013 O projeto segue com força em Horizontina, uma nobre atitude do grupo Rotaract que vem atingindo ótimos resultados com o passar do tempo. Na tarde do último sábado (09/11/13) os jovens decidiram fazer a limpeza do córrego que fica atrás da Fundação JD. A limpeza iniciou na mata que fica no término da rua Perimetral Sul e subiu rio acima. Além de muito lixo, tubos de remédio, brinquedos e calçados também foram encontrados no rio. O grupo conta que animais peçonhentos foram encontrados no meio do lixo, o que dificultou a remoção do material, afinal não é nada agradável você estar tentando melhorar o ambiente e se deparar com animais prontos a te atacarem, mas faz parte, pois aglomeração de lixo é uma boa maneira de atrair animais. Não é de hoje que as bordas da mata estão completamente sujas e alguns locais viraram um lixão público, porém o grupo conta que está tentando fazer sua parte limpando as bordas dos rios e mudar uma triste e devastadora realizade. A educação de um povo pode ser medida nos reflexos de seus atos.
12/04/2014 Realizado Ambientaract distrital, com presença de cerca de 50 companheiros do distrito 4660, ações o correram na área verde próxima ao Colégio Albino Fantin juntamente com o córrego que passa nas proximidades, Rio Lajeado Guilherme, afluente que abastece a cidade e também no trevo de acesso. Valor investido foi de 460,40 na compra de EPIs. Esse valor foi doado ao clube pelo Fórum da Comunidade para a realização do projeto.
03/08/2014 Nas proximidades do colégio Albino Fantin, aconteceu a etapa 9 do projeto, englobando a área verde e córrego próximos, ambos os locais receberam limpeza e destes, muito lixo foi removido. Há cerca de um ano atrás estes locais já haviam sido contemplados com uma etapa. Agora se observou 2 questões importantes, a mata ao lado do colégio estava completamente tomada por garrafas, plásticos e roupas que foram descartado inadequadamente, já este problema não acontece na mata que fica pra baixo do colégio, o córrego além de receber substâncias que o degradam continha muito lixo. Cerca de 400kg foram removidos durante esta etapa e a maioria estava na área ao lado do colégio. Vale destacar que este córrego deságua em um dos afluentes que abastecem a cidade, então toda essa água acaba retornando para a população.

URL Site: https://www.facebook.com/padilhaaa/media_set?set=a.572981009466079.107
3741832.100002625567030&type=3
Vídeo do Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=aZhrqmGWDU8
Resultados Qualitativos e Quantitativos:

O projeto iniciou com 5 companheiros fazendo recolhimento dos materiais e na última edição intitulada “Ambientaract Distrital”, contou com mais de 50 participantes limpando 2 rios e uma área verde, o montante retirado dos rios foi próximo a uma tonelada. Entre os materiais encontrados estavam baterias, roupas, calçados, componentes químicos, tubos de remédio, vidros, plásticos e até mesmo móveis. O projeto conta com parceiros como Rotary club, Rádios locais, jornais locais, algumas empresas, grupo de caiaques de Horizontina, Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, além da comunidade local que sempre se faz presente.

Afirmamos que o projeto foi sucesso, pois está ativo desde 2011 e não tem intenção de parar, aproximadamente 10 toneladas de lixo já foram removidas dos rios graças as ações do projeto, um dos objetivos era ter a participação do distrito, fato este alcançado com sucesso na última edição, onde 50 participantes de 11 cidades estiveram presentes contribuído ainda mais para o sucesso do Ambientaract, trabalhando a conscientização de maneira direta e mostrando ao vivo a realidade dos rios. Parte do lixo foi vendido e o valor arrecadado será utilizado na compra de alevinos que posteriormente serão soltos no rio.

Podemos afirmar que se o projeto parasse hoje ele seria continuado pela comunidade, tamanha foi a repercussão e aceitação do mesmo, sendo que eventualmente nos pedem quando será a próxima edição, além do fato que no interior as pessoas, após participarem do projeto, já não deixam lixo nas margens do rio. Outro fato positivo é que após algumas ações de limpeza no rio Lajeado Guilherme, onde antes a água era turva e fétida, hoje peixes existem no local, acreditamos que é graças a ações do projeto, onde toneladas já foram retiradas dos rios, e finalizando pode-se afirmar que o projeto é muito importante para a cidade, pois está removendo lixo e devolvendo vida, além de ser de baixo investimento, mas de grande retorno, não em valores monetários, mas sim na qualidade de vida das pessoas.

 

Grau de Dificuldade: - Baixa 
Palavras-Chave: - Ambientalismo, sustentabilidade, limpeza 
Resumo:

O projeto teve inicio 2011, quando um companheiro do Rotaract foi a uma pescaria e se deparou com um rio sem vida, somente lixo descendo margem abaixo, olhando a situação pensou em tomar uma atitude, foi então que levou a ideia de limpar os rios a uma reunião do Rotaract e surgiu então o projeto Ambientaract. O funcionamento é simples, o local e data são escolhidos, após são divulgados via rádios locais para que a população se faça presente. Então na data, utilizando EPIs, os materiais são recolhidos do rio, segregados e destinados ao local correto ou vendidos quando possível.

O Ambientaract Distrital é a continuação do projeto Ambientaract, que desta vez contou com o apoio do distrito 4660. O grupo se reuniu em Horizontina antes da Adirc e conheceram na prática o funcionamento do projeto, limpando rios da cidade e interior. Contou com a participação de cerca de 50 integrantes, fez parceria com Poder Público Municipal, Secretária de Obras, Prefeito e também Secretária de Educação. O projeto que iniciou com 5 companheiros contou com a presença de 50 integrantes do distrito 4660 onde cerca de 1 tonelada de detritos foi removida em uma tarde. Os resultados das coletas são divulgados via jornais e rádios locais além de redes sociais e boletins informativos do Rotaract. Projeto simples de baixo investimento, mas de grande retorno, não em valores monetários, mas em qualidade de vida das pessoas, visto que limpou um dos afluentes que abastecem a cidade.

 

Imprimir Projeto / Gerar PDF
Desenvolvido por Geraçãoi9 - A Web do Seu Jeito!
www.geracaoi9.com.br